- Enxaqueca pode dobrar riscos de derrame
Esta página já teve 132.435.866 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Enxaqueca pode dobrar riscos de derrame

15/12/2004
Enxaqueca pode dobrar riscos de derrame, diz estudo
 
Enxaqueca aumenta riscos de derrame
Mulheres com enxaqueca e que tomam pílula seriam mais propensas
Quem sofre de enxaqueca correria o dobro do risco de sofrer derrames cerebrais, concluíram especialistas americanos e canadenses, depois de analisarem 14 pesquisas sobre o tema.

Os riscos de se ter um derrame são ainda maiores entre as pessoas que sofrem de enxaquecas com aura - tipo de enxaqueca caracterizada por manifestações do sistema nervoso, geralmente visuais, que precedem as dores de cabeça (como luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada ou manchas cegas).

Outro grupo considerado de maior risco, de acordo com as análises feitas pelos pesquisadores, é formado por mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais.

O aumento no risco de derrame possivelmente é causado pela redução de sangue enviado ao cérebro, o que normalmente acontece em casos de enxaqueca, de acordo com a conclusão dos pesquisadores.

Probabilidades

Os pesquisadores da Universidade de Washington sugerem que as pessoas com enxaqueca teriam em média, 2.16 vezes mais riscos de sofrer um derrame do que as pessoas que não sofrem de enxaqueca.

As pessoas que sofrem de enxaqueca com aura possuem 2.27 vezes mais riscos de sofrer um derrame, comparados as 1.86 vezes nas vítimas de enxaqueca sem aura.

Três pesquisas analisadas por especialistas mostraram que as mulheres que sofrem de enxaqueca e também fazem uso de contraceptivo oral teriam oito vezes mais riscos de sofrer um derrame do que as mulheres que não tomam pílulas.

Apesar destas conclusões, os pesquisadores acham que serão necessárias outras pesquisas para se definir com maior precisão a probabilidade de riscos de derrame.

Uma das diretoras da Clínica de Enxaqueca de Londres, Anne MacGregor, disse que não há dúvidas da ligação entre enxaquecas e derrames e alertou: "O risco é ainda maior entre os que possuem enxaqueca com aura e as mulheres que usam pílulas. Isto é evidente".

A especialista disse ainda que já existem recomendações contra o uso de pílulas anticoncepcionais por mulheres que sofrem de enxaqueca com aura.

BBC BRasil


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos