-
Esta página já teve 134.587.177 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Levantamento do ministério da Saúde indica que diminuíram os focos de dengue no país

18/12/2004
17/12/2004

A população do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti foi reduzida em 2004 em comparação com os dados de 2003. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) elo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, com base no Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa.

Em 2004, o levantamento indicou que 43,4% das áreas avaliadas apresentaram Índice de Infestação Predial (IIP) menor que 1%, percentual que indica o menor risco de transmissão da dengue. Em 2003, este percentual foi verificado em 34,6%. No total, foram avaliadas 938 áreas em 63 municípios. Cada uma das áreas concentra 12 mil domicílios. Deste total, a análise foi feita em 450 domicílios.

O levantamento LIRAa possibilita identificar, no prazo de uma semana, os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue nas áreas estudadas. Barbosa explicou que o levantamento será entregue às prefeituras para enfrentar o período de maior risco de proliferação do mosquito -entre janeiro e maio.

"Essa metodologia permite cada município saber exatamente quais são os bairros que tem alto grau de infestação. Isso divulgado pela imprensa local e pela prefeitura, pode alertar o risco da epidemia de dengue e, ao mesmo tempo, permite orientar as ações da prefeitura de maneira focalizada. É uma ferramenta para se detectar onde está o problema e resolvê-lo antes que ele se transforme realmente numa epidemia", ressalta.

A região Norte é a que mais apresenta focos do mosquito. Dos oito municípios pesquisados pelo LIRAa, cinco apresentam índice de infestação maior que 1%. "Em alguns locais da região Norte, como Rio Branco, tivemos uma efetiva piora do quadro. O ministério enviou rapidamente uma força para apoiar a secretaria estadual municipal para conter e reduzir o quadro", afirma o secretário.
 
Fonte: Agência Brasil
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos