AIDS / HIV - Cientistas identificam genes do corpo que respondem ao HIV
Esta página já teve 132.493.922 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Cientistas identificam genes do corpo que respondem ao HIV

18/12/2004

Descoberta pode acelerar a busca por uma vacina anti-Aids

Cientistas anunciaram ontem terem identificado genes fundamentais envolvidos na resposta do corpo ao HIV, que causa a aids. A descoberta pode acelerar a busca por uma vacina - os esforços têm sido frustrados pela capacidade de mutação do HIV.

‘Fechamos o foco sobre quais genes específicos são importantes para determinar o desfecho da infecção pelo HIV’, disse Philip Goulder, do Centro Partners de Pesquisa da Aids, no Hospital Geral de Massachusetts, EUA.

‘Isto nos diz onde procurar, o que pôr numa vacina e, talvez, o que precisa ser excluído.’ Goulder e seus colegas concentraram a pesquisa nos genes HLA-A, HLA-B e HLA-C, que produzem moléculas que avisam o sistema imunológico quando novos vírus são produzidos numa célula infectada e precisam ser destruídos.

Numa pesquisa, publicada na revista Nature, com amostras de sangue de 375 portadores de HIV da África do Sul, os cientistas contataram que os genes HLA-B são os principais agentes na resposta do corpo às infecções, incluindo o HIV.

‘A maioria das vacinas não leva em conta as diferenças biológicas fundamentais entre os genes HLA-A e HLA-B. Elas podem ser críticas para o sucesso ou fracasso da vacina.’

(Com informações da Reuters)
(O Estado de SP, 9/12)

Jornal da Ciência


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos