-
Esta página já teve 134.623.201 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Década da nanotecnologia

27/12/2004



Pesquisa feita pela rede Nanofórum com 720 cientistas e empresários europeus revela o que a comunidade pensa sobre os impactos da nanotecnologia e das nanociências nos próximos dez anos

A nanotecnologia terá um grande impacto sobre a indústria européia nos próximos dez anos? E sobre os cidadãos do continente? Uma pesquisa realizada pelo Nanofórum, importante rede de pesquisa da Europa, que reúne institutos de países como Reino Unido, Alemanha, Espanha e França, conseguiu mapear o que pensam sobre o tema 720 europeus, entre cientistas e empresários.

Ao responderem às duas perguntas acima, 90% dos entrevistados disseram sim à primeira pergunta. No caso do impacto sobre a sociedade européia, as respostas afirmativas atingiram 80% da amostragem. O questionário, distribuido pela internet às pessoas selecionadas, foi respondido por representantes de 32 países.

Para 76% dos entrevistados, a Europa está atrás dos EUA no campo das nanociências. No caso da transferência da tecnologia nano para a indústria, o atraso também existe para 77% dos especialistas.

Em relação ao desenvolvimento tecnológico, as áreas de química, de comunicação e de saúde deverão ter um crescimento maior nos próximos anos, segundo a pesquisa.

Para 75% dos participantes, os europeus precisam considerar mais os impactos sociais da nanotecnologia. Para resolver isso, será necessário mais diálogo e comunicação entre os participantes do processo, disseram os especialistas.

A enquete também revelou que, para 75% dos entrevistados, os riscos ambientais e aqueles que colocam em perigo a saúde e a segurança da população devem ser considerados, de forma integrada, desde as primeiras etapas do desenvolvimento nanotecnológico.

Agência Fapesp, 23/12

Jornal da Ciência


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos