-
Esta página já teve 132.437.367 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Brasil já tem 105 mil doadores de medula óssea

30/12/2004

O Brasil já superou a marca de cem mil doadores de medula óssea. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de voluntários cresceu 61% desde o lançamento, em junho, da campanha realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para ampliar o cadastro de doadores. Hoje, 105 mil brasileiros estão inscritos no cadastro, contra 65 mil de junho.

Atualmente, cerca de 800 pacientes aguardam por uma medula compatível. Para eles, o transplante é a única forma de tratamento possível. Diferentemente dos órgãos sólidos, que exigem apenas compatibilidade sangüínea, a medula necessita de compatibilidade genética. Por isso a campanha, além de aumentar o número de doadores, tem como objetivo regionalizar a doação, fazendo com que a diversidade genética dos brasileiros esteja representada no cadastro.

Somente em Fortaleza, no Ceará, o número de doadores quintuplicou a partir da campanha, passando de menos de 500 para mais de 2,5 mil. Em Minas Gerais, foram registradas mais de 13 mil novas adesões e, em São Paulo, esse número ultrapassou a marca dos 5 mil.

Para 2005, o Inca já têm agendadas campanhas na região Norte - em Manaus e Belém do Pará -, e voltará a fazer ações no Nordeste, além de iniciar os contatos no Sul do país.

Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde e o Inca contaram com o apoio de instituições públicas e privadas, como o Exército, a Marinha e empresas de telefonia e televisão (Embratel, GloboSat, Rede Globo e Telemar). Todas as ações tiveram apoio dos hemocentros locais e da sociedade civil organizada.

Fonte: Ministério da Saúde
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos