-
Esta página já teve 132.482.136 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Hospitais de Pernambuco alertam população sobre riscos com fogos de artifício

30/12/2004


Equipes de médicos das unidades de queimados dos hospitais da Restauração e São Marcos, de Recife, fazem campanha nos meios de comunicação para alertar a população sobre os riscos do manuseio de fogos de artifício durante a passagem de ano. Os hospitais decidiram fazer a campanha porque recebem grande número de pacientes queimados por fogos no mês de dezembro. Alguns sofrem amputações de dedos, mãos e braços, além de lesões no rosto.

De acordo com o cirurgião plástico Marcelo Borges, do São Marcos, o atendimento no hospital da rede particular, que normalmente é de 90 casos de queimaduras por mês, chega a 120 em dezembro, em função das festas de reveillon. No ano passado foram atendidos 25 pacientes acidentados.

Já no Hospital da Restauração, maior emergência pública do estado, o médico Marcos Barreto, chefe do Setor de Queimados, afirmou que 50% dos acidentes com fogos ocorrem durante as comemorações da virada do ano. Ele disse que dos 19 atendimentos feitos na unidade em dezembro de 2003, 10 foram por causa de queimaduras com fogos de artifício no reveillon.

Os especialistas recomendam que a primeira providência em caso de acidente com fogos deve ser a colocação de compressas de água gelada na lesão para aliviar a dor. Depois é procurar imediatamente atendimento especializado.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimados indicam que ocorrem por ano no Brasil um milhão de acidentes com queimaduras provocadas por explosivo e produtos inflamáveis, resultando em 10 mil vítimas fatais.
 
Fonte: Agência Brasil
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos