- Os cuidados que se deve tomar com os alimentos na praia
Esta página já teve 132.460.694 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Os cuidados que se deve tomar com os alimentos na praia

05/01/2005


Com a chegada do verão, o calor aumenta e o risco de contaminação dos alimentos também. A vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro alerta para a conservação dos frios e laticínios, mais propensos à ação de bactérias. Em geral, todos os produtos perecíveis merecem uma preocupação a mais e devem ser mantidos na geladeira.

Para quem gosta de levar lanche de casa para a praia, é bom redobrar a atenção. A vigilância sanitária recomenda que sanduíches sejam embalados em papel laminado e colocados no isopor ou bolsa térmica apenas no dia do passeio. Mesmo assim, é importante não deixar o recipiente térmico no sol para manter a temperatura interna e evitar que os alimentos estraguem.

A maionese é a vilã da história, pois umedece o pão e acelera o processo de contaminação. Por isso, a vigilância sanitária aconselha que o produto seja levado na embalagem original fechada dentro do recipiente térmico e só espalhado no sanduíche no momento do lanche.

Segundo o coordenador da vigilância e fiscalização sanitária municipal do Rio, Claudio Sergio Bastos, comer alimentos perecíveis vendidos por ambulantes na areia está fora de cogitação:

- Há um grande risco, porque não se conhece as condições de higiene nas quais o produto foi feito. Além disso, imagine um sanduíche natural, com maionese, frango ou atum e alface exposto ao calor. Os riscos são muito grandes.

Os restaurantes e quiosques à beira-mar também devem ser alvo da atenção dos consumidores. Segundo Cláudio Sergio Bastos, alguns detalhes podem mostrar bastante sobre as condições de higiene do local. É importante observar se há água corrente de torneira no estabelecimento, uma geladeira para conservar os produtos perecíveis e se os funcionários usam uniformes limpos e têm as unhas curtas.
 
Fonte:  O Globo On Line - Rio


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos