Ginecologia/Mulher - Vaginite por fungos
Esta página já teve 113.927.888 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.869 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Vaginite por fungos

12/01/2005
Infecções vaginais por fungos

A infecção por fungos é o tipo de infecção vaginal mais comum. Essas infecções também são chamadas de monilíase e candidíase. As infecções vaginais por fungos são decorrentes do supercrescimento da Candida albicans, que normalmente esta presente na vagina, no tubo digestivo e na boca.

Causas

  • Alterações hormonais que ocorrem na gravidez ou antes das menstruações.
  • Tomar hormônios como as pílulas, anticoncepcionais
  • Tomar antibióticos
  • Tomar medicamentos esteróides (corticóides) como prednisona
  • Ter a taxa de açucar no sangue elevada como acontece no diabetes.
  • Relação sexual vaginal principalmente quando com lubrificação inadequada
  • Ducha interna
  • Sintomas
  • Coceira, inrritação e vermelhidão ao redor da vagina
  • Saída de secreção branca espessa com grumos e que pode ter cheiro forte.
  • Queimação ou dor ao urinar ou durante a relação sexual.

Prevenção

Faça uma boa higiene lave regularmente e limpe as partes internas da vulva ou onde geralmente crescem os germes. Seque bem a região vaginal após o banho. Após ir ao banheiro limpe-se de frente para trás. Use calcinha de algodão ou forro de algodão. Não use calças ou qualquer outra roupa apertada no fundilho e nas coxas. Troque a roupa intima e o uniforme de ginastica logo após o termino da mesma. Use absorventes internos ou externos não perfumados e troque-os com frequência. Não use óleo de banho espuma de banho desodorante íntimos femininos ou sabonetes perfumados. Não fique sentada com a roupa de banho molhada. Enxague-se após nadar na piscina para tirar o cloro da pele. Seque bem a região vaginal. Se você tem tendência a desenvolver infecções vaginais por fungos quando toma antibióticos peça para o seu médico lhe receitar um antifúngico de aplicação vaginal. Coma bem e inclua alimentos como o iogurte que contem lactobacilos vivos na sua alimentação. Repouse bastante para facilitar o combate a infecções no corpo.

Tratamento

Os tratamentos para infecções vaginais por fungos são: Cremes ou supositórios vaginais que impedem o supercrescimento da cândida. Medicamentos orais . Violeta digenciana, uma solução de cor roxa que e aplicado na região vaginal. Certifique-se de que você tenha problema diagnosticado corretamente. a sensação de queimação pode ser o sintoma de uma infecção urinária causada por bactéria que necessita de tratamento com antibióticos. Antibióticos não melhoram as infecções vaginais por fungos. Eles podem até piorá-las. Saiba também que a infecção pelo fungo chamado tricomonas, uma doença sexualmente trasmissível é semelhante a infecção por cândida. Você deve tirar a dúvida com seu médico se: É a primeira vez que você tem sintomas de infecção por fungos. Você não tem certeza se o seu problema e uma infecção vaginal por fungos. A infecção não responde ao tratamento ou a infecção retorna no período de 2 meses após o termino do tratamento. Infecções vaginais por fungos crônicas podem ser o primeiro sintoma de diabetes, doenças sexualmente transmissíveis ou de HIV-AIDS em mulheres.

www.lincx.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos