- Contaminao interdita lote de leite em p
Esta página já teve 132.461.013 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Contaminao interdita lote de leite em p

26/01/2005

26/1/2005

O Centro de Vigilncia Sanitria do Estado de So Paulo interditou cautelarmente o lote 040719P (de 19 de julho de 2004) do leite em p Aptamil, da empresa Support Produtos Nutricionais Ltda., em razo da presena da bactria Enterobacter sakazakii. Esse microorganismo tem uma alta taxa de letalidade (cerca de 33% dos casos) e afeta principalmente recm-nascidos.
A medida, que tem carter transitrio e emergencial, foi publicada no "Dirio Oficial" da Unio de sbado, aps sair o resultado de anlise de rotina realizada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos. A deciso s vale para o Estado de So Paulo. As amostras foram coletadas em farmcias e supermercados paulistas.

Segundo a Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), no foram notificadas mortes de bebs associadas presena dessa bactria. A agncia vai verificar hoje se o lote contaminado foi distribudo em outros Estados, alm de So Paulo, para decidir se amplia a interdio ao resto do pas.
Para o mdico Rui de Andrade Dammenhaim, diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilncia Sanitria, o tempo entre a fabricao do lote contaminado e a interdio cautelar (seis meses), pode ter colocado a vida de muitos bebs em risco. " um processo muito moroso, especialmente se tratando de bebs vulnerveis."

Ontem, a Folha entrou em contato com a empresa Support, mas, em razo do feriado em So Paulo, nenhum diretor foi encontrado para falar sobre o assunto.
 
Fonte: Idec
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos