-
Esta página já teve 134.695.323 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.665 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Síndrome das pernas inquietas afeta mais de 20% da população

31/01/2005

A síndrome das pernas inquietas, um transtorno neurológico que impede os afetados de estar parados quando se deitam, o que lhes impede de dormir, poderia afetar mais de 20% da população, disse nesta quinta-feira o médico Javier López del Val, do Hospital Clínico de Zaragoza (nordeste).

A síndrome das pernas inquietas (SPI), também conhecido como acromegalia ou síndrome de Ekbom, é uma sensação desagradável que se manifesta nos membros inferiores e que aumenta com o repouso e com o início do sonho, explicou este neurologista, responsável pela Unidade de Transtornos do Movimento do Serviço de Neurologia do Hospital Clínico.

Cerca de 4% dos pacientes que vão ao médico porque não dormem bem sofrem deste transtorno, disse o doutor, ao acrescentar que esta "não é uma inquietação concreta, que pode aparecer a qualquer idade e que às vezes está relacionada a uma história de transmissão familiar ou através de outras doenças".

Os especialistas calculam que esta síndrome poderia afetar 10% da população de entre 30 e 79 anos, percentagem que chega a 19% em maiores de 79 anos. Ela afeta mais as mulheres do que os homens.

Agência EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos