-
Esta página já teve 132.449.370 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Estudo da Uerj diz que vinho brasileiro combate a hipertensão

21/02/2005

 

Uma boa notícia para 40 milhões de brasileiros que, segundo o Ministério da Saúde, sofrem de hipertensão arterial. Pesquisadores da Uerj concluíram que o vinho tinto, fabricado no país, pode ser usado no tratamento desta doença

Experimentos em laboratório, com ratos, comprovaram a tese, divulgada recentemente no Journal of Cardiovascular Pharmacology, da Lippincott Williams & Wilkins, Filadélfia, EUA.

Segundo o professor Roberto Soares de Moura, um dos coordenadores do estudo, em 1979 foi observado que países consumidores de vinho tinto, como França e Itália, apresentavam uma menor incidência de infarto do miocárdio comparando-se com locais onde não havia esta prática.

A partir desta constatação, pesquisadores do mundo inteiro começaram a analisar se o vinho estaria relacionado com a prevenção das doenças cardíacas. Dessa forma, descobriu-se algumas de suas propriedades como a antioxidante, redutora da agregação plaquetária e dilatadora das coronárias, entre outras:

‘Seguindo esta linha, nós da Uerj nos perguntamos se o vinho combateria a pressão alta, um dos principais fatores de risco para o infarto do miocárdio. Utilizamos o Cabernet Sauvignon, produzido no Rio Grande do Sul, e a resposta foi positiva. Não havia nenhum estudo no mundo que fizesse esta relação’, afirma o professor Roberto Moura.

A hipertensão é uma doença silenciosa, sem sintomas aparentes e no Brasil está relacionada a 25% dos casos de hemodiálise por insuficiência renal crônica terminal, 80% dos derrames e 60% dos infartos do miocárdio.

Apenas 30% dos brasileiros hipertensos sabem que têm a enfermidade. A maior incidência é entre pessoas com mais de 50 anos, chegando a 60% dos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde o gasto anual com medicamentos para combater a pressão alta chega a 100 milhões de reais.

(Assessoria de comunicação da Uerj)

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos