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Gravidez/Parto/Obstetrícia

Lombalgia na gestação

28/02/2005

 

Como minimizar este processo?

1) Fazendo exercícios programados : consulte o seu médico em relação a exercícios de fortalecimento abdominal e alongamento da musculatura posterior da coluna que não apresentem perigo e sua periodicidade. A natação e a hidroterapia também são exercícios adequados.
2) Levantar pesos : quando necessitar pegar qualquer objeto do solo, dobre um joelho e mantenha o outro em extensão no solo o mais próximo possível do objeto. Coloque o mesmo junto ao seu corpo e levante sobre os joelhos, afim de poupar a sua coluna. Tenha cuidado, pois existe facilidade em perder o equilíbrio. Sempre que possível peça auxílio.
3)Carregar objetos : dividir o peso em ambas as mãos é mais saudável que carregar o peso total em um dos lados. Mantenha sempre o peso junto a seu corpo.
4) Modo de deitar : deitar - se sobre o dorso aumenta em 25 Kg a pressão exercida sobre a sua coluna lombar, que pode ser aliviado pela metade com uma simples medida : colocar um travesseiro abaixo dos joelhos. Entretanto, deitar - se de lado com um travesseiro entre os joelhos é preferível.

Como atuar na dor lombar durante a gestação?

Felizmente , na maioria dos casos a dor cessa, sendo autolimitada . Entretanto alguns fatores podem colaborar para esta melhora.

1) Medicamentos - Somente o seu médico poderá ministrar medicamentos necessários pois muitos são absolutamente contra indicados.
2) Exercícios - Outras opções de tratamento incluem exercícios de reforço para musculatura lombar e pélvica , cintas de suporte e contraste ( calor e frio).
3) Outros - se apesar do mencionado acima, sua dor persistir, ou apresentar irradiação da mesma para os membros inferiores, formigamento ou fraqueza, procurar um médico, especialista em coluna vertebral que em contato com o seu obstetra, fará o diagnóstico , tratamento adequado e prevenção.



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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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