-
Esta página já teve 133.139.331 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Reação em Cadeia de Polimerase permanece positiva para Coronavírus após Síndrome Respiratória Aguda Grave por longo período

08/03/2005
 




Pesquisadores ligados ao United Christian Hospital, de Hong Kong, publicaram, recentemente, no European Respiratory Journal, um estudo em que analisaram a positividade de reação em cadeia de polimerase por transcriptase reversa (RT-PCR) para coronavírus em pacientes que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

 

Foram realizados RT-PCRs periodicamente para detecção de coronavírus associados à SARS em aspirado de nasofaringe, fezes e na urina de 45 pacientes com diagnóstico de SARS, que sobreviveram à Síndrome, até a alta hospitalar. Todos os pacientes avaliados apresentavam pelo menos uma amostra positiva para coronavírus à admissão no estudo. O tempo de negativação do RT-PCR foi estudado em todos os pacientes.

 

A amostra estudada foi composta por 15 pacientes do sexo masculino (33,3%) e 30 pacientes femininas (66,7%), com idade média de 40,7 + 14,7 anos. O tempo mediano de negativação do RT-PCR foi de 30 dias (2 – 81). À alta hospitalar, 18 (40%) pacientes ainda apresentavam RT-PCR positivo em alguma das amostras estudadas, e o tempo mediano de negativação do RT-PCR foi igual a 13 dias (2 – 60) após a alta hospitalar.

 

Portanto, os pesquisadores concluíram que a reação em cadeia de polimerase por transcriptase reversa pode permanecer positiva para coronavírus por longos períodos em pacientes portadores de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Duration of RT-PCR positivity in severe acute respiratory syndrome - European Respiratory Journal; 2005; 25:125-130

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos