-
Esta página já teve 133.088.949 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Diminuição dos níveis de VEGF em tecido pulmonar participa da diminuição da perfusão pulmonar na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo

08/03/2005
 



 

Lesão endotelial é fator prognóstico importante na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Produção diminuída de fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) em pacientes portadores da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo pode favorecer lesões vasculares, uma vez que VEGF promove a sobrevivência endotelial através da inibição da apoptose.

 

Pesquisadores publicaram, recentemente, no European Respiratory Journal, um estudo em que procuraram determinar se a causa da lesão pulmonar em pacientes apresentando Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo era a lesão de pneumócitos tipo II (principal fonte de VEGF) e procuraram avaliar as conseqüências vasculares. Amostras pulmonares foram obtidas por biópsias a céu aberto ou por necropsia em 29 pacientes portadores de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (dois sobreviventes) e em cinco pacientes controle.

 

Comparando-se às amostras de indivíduos controle, homogeneizados de tecido pulmonar de pacientes portadores da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) continham menores concentrações de VEGF (medianas [faixa interquartil]: 8,2 em SDRA [4,7 – 12,2] versus 28,4 em controles [9,9 – 47,1] ng/g proteína). Observou-se aumento da deposição de marcadores imunológicos de proteína B surfactante em amostras pulmonares de pacientes portadores da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Apoptoses celulares extensas, incluindo pneumócitos tipo II alveolares e endoteliais, foram demonstradas, e a densidade do leito vascular (marcação imunológica por CD31) foi menor em pulmões de pacientes acometidos pela Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, comparado a pulmões de indivíduos controle. Níveis de VEGF correlacionaram-se negativamente às contagens de células endoteliais apoptóticas.

 

Portanto, os pesquisadores concluíram que a diminuição dos níveis de VEGF em tecido pulmonar participa da diminuição da perfusão pulmonar em pacientes acometidos pela Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo.

VEGF concentration in lung tissue and vascular injury during ARDS - European Respiratory Journal; 2005; 25:139-146

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos