Infecto-contagiosas/Epidemias - O que é Herpes-zoster?
Esta página já teve 116.631.752 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.684 acessos diários
home | entre em contato
 

Infecto-contagiosas/Epidemias

O que é Herpes-zoster?

26/03/2005

O herpes-zoster é uma doença de pele causada pelo vírus da catapora (varicela-zoster), com o qual você teve contato quando criança e que ficou latente na coluna espinhal. O herpes-zoster geralmente acomete homens e mulheres entre 50 e 70 anos de idade. Apesar de o herpes-zoster não ser tão contagioso como a catapora, crianças pequenas e pessoas com baixa imunidade devem evitar contato com o vírus. Além da idade, o risco de ter herpes-zoster aumenta com: Doença de Hodgkin e outros tipos de câncer Qualquer doença que afete o sistema de defesa do corpo Uso de medicamentos contra câncer (quimioterapia) ou de qualquer outro medicamento que diminua a defesa do organismo (exemplo: corticosteróides) Estresse ou trauma, físico ou emocional

Sintomas

Os sintomas do herpes-zoster incluem: Dor, coceira ou formigamento, que aparecem antes da lesão na pele Aparecimento de pequenas vesículas (bolhas) avermelhadas que posteriormente formam crostas. Geralmente ocorrem nas costas ou nas laterais do rosto. Costumam atacar apenas de um lado do corpo e são graves quando afetam os olhos, pois podem levar à cegueira. Febre e fraqueza generalizada, ainda que raramente. A dor na região atingida pode persistir mesmo após a queda das crostas (que ocorre em 3 semanas). Geralmente desaparece após 1 a 6 meses. Entretanto, a dor crônica pode persistir por meses ou anos. Quanto maior a sua idade, maior a chance de isso ocorrer. O tempo de recuperação da doença também pode ser prolongado. A maioria dos casos é leve, mas o herpes-zoster pode causar dor crônica severa, surdez e cegueira. Portanto, sempre comunique seu médico se suspeitar de herpes-zoster.

Tratamento

O tratamento recomendado pelo seu médico para o herpes-zoster pode incluir: Analgésicos, para aliviar a dor Antivirais como o Aviral ou o Zovirax, que podem ser bastante efetivos. Quanto mais cedo começar o tratamento com esses medicamentos, melhores serão os resultados. Antibióticos, no caso em que as lesões infeccionem Anti-histamínicos Costicosteróides Tranquilizantes, por curto período

Perguntas a fazer

    Além do herpes-zoster, você tem mais de 60 anos, faz tratamento contra câncer, toma algum medicamento que diminua a defesa do organismo, ou tem alguma doença crônica?

    seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)

    seta_nao.gif (1054 bytes)

    As lesões afetam o olho, nariz ou orelha/ouvido?

    seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)

    seta_nao.gif (1054 bytes)

    Sente coceira incontrolável ou dor muito intensa?

    seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)

    seta_nao.gif (1054 bytes)

    Você tem febre ou fraqueza generalizada?

    seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)

    seta_nao.gif (1054 bytes)

    Sente-se desconfortável com algum dos sintomas do herpes-zoster?

    seta_sim.gif (1030 bytes) img_socorro.gif (1741 bytes)

    seta_nao.gif (1054 bytes)

    img_autocuidado.gif (1688 bytes)

Dicas de autocuidado

As medidas abaixo devem ser adotadas sempre associadas ao tratamento receitado por seu médico: Caso seu médico não tenha lhe receitado um analgésico específico, tome algum medicamento comum para dor. Mantenha as lesões descobertas se possível. Não faça curativos, exceto se morar com crianças pequenas ou adultos que não tenham tido catapora. Quem não teve catapora pode adquiri-la se entrar em contato com o herpes-zoster. Não vista roupas apertadas, que irritam a área da pele afetada. Lave, mas nunca esfregue as bolhas. Para aliviar a coceira, aplique na região afetada loção de calamina composta ou uma loção caseira de bicarbonato de sódio, diluídas em 1 colher de chá de água. Aplique compressas frias sobre as lesões. Você pode utilizar: toalhas e panos molhados com água gelada, pacote de alimento congelado ou gelo embrulhado em pano. Mantenha a compressa gelada sobre as bolhas pôr 20 minutos em cada aplicação. Beba muito líquido.

LINCX


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos