Stress/estresse - Estresse
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Stress/estresse

Estresse

26/03/2005

O estresse é o modo como nosso corpo reage a qualquer mudança na rotina, no nosso momento de vida (boa, ruim, real ou até imaginária). Alguns dos sintomas físicos criados pelo estresse incluem:

  • Aumento da freqüência cardíaca
  • Respiração rápida
  • Tensionamento dos músculos
  • Aumento da pressão arterial

A reações emocionais incluem:

  • Irritabilidade
  • Raiva
  • Perder a paciência
  • Gritar
  • Perder a concentração
  • Ficar nervoso

Quando não resolvido, o estresse pode levar a vários problemas de saúde incluindo:

  • Insônia
  • Dor lombar
  • Pressão alta (hipertensão)
  • Doenças cardíacas
  • Diminuição da imunidade do corpo. A American Academy of Family Physician afirma que aproximadamente 2/3 dos pacientes que procuram um médico de família o fazem por doenças ou queixas relacionadas ao estresse.

Perguntas a fazer

Você apresenta um dos problemas ou ambos abaixo descritos?

  • Você está tão angustiado que tem tido pensamentos repetidos de suicídio e morte
  • Você tem impulsos ou planos de cometer atos violentos
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Você tem, com freqüência, algum dos problemas abaixo?

  • Ansiedade
  • Nervosismo
  • Crises de choro
  • Confusão em relação a como lidar com seus problemas
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Você tem abusado do álcool e/ou drogas (ilegais ou prescritas) para conseguir lidar com seus problemas?

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Você participou de algum evento traumático no passado (combates armados, acidente de avião, estupro ou assalto) e agora vivencia alguma das situações abaixo?

  • Flashbacks (reviver o evento estressante), memórias dolorosas, pesadelos.
  • Assustar-se e/ou irritar-se facilmente
  • Sentir-se "emocionalmente dormente" e afastado(a) dos outros e fora do mundo real.
  • Ter dificuldade em dormir e/ou manter-se acordado(a)
  • Ansiedade e/ou depressão
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Você desiste dos amigos e parentes e/ou estoura com eles ao menos aborrecimento?

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Você sofre de alguma doença:

  • Com a qual você não consegue conviver ou lidar
  • Que o leva a negligenciar o tratamento adequado
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Dicas de autocuidado

Para viver uma vida saudável, feliz e produtiva, é importante saber lidar com o estresse. Aqui estão algumas técnicas e estratégias para ajudá-lo nesse sentido.

  • Mantenha um programa regular de alimentação saudável, bons hábitos de vida e sono adequado.
  • Exercite-se regularmente. O exercício promove o condicionamento físico e o bem-estar emocional.
  • Equilibre trabalho e lazer. Apenas trabalho e nenhum lazer pode fazê-lo sentir-se estressado. Planeje algum tempo para hobby e recreação. Essas atividades relaxam sua mente e são uma boa folga das preocupações da vida. Planeje uma ou mais férias por ano. Não trabalhe nas férias.
  • Ajude os outros. Nós nos concentramos em nós mesmos quando estamos estressados. Às vezes, ajudar os outros é o remédio perfeito para o que quer que esteja nos incomodando.
  • Tome uma chuveirada ou banho de imersão com água quente. Isto irá acalmar os seus nervos e relaxar os seus músculos.
  • Tenha um bom choro. Lágrimas de tristeza, alegria ou luto podem ajudar a eliminar do corpo substâncias que se acumulam durante o estresse e também liberam substâncias aliviadoras de dor naturais de nosso cérebro.
  • Ria bastante. Quando um fato ou evento parece ser esmagador demais, mantenha o senso de humor. A risada afrouxa os músculos e alivia a tensão. É difícil sentir estresse durante uma bela e sonora risada. Aprenda a rir como uma técnica de relaxamento.
  • Encontre maneiras de aprender a aceitar. Algumas vezes um problema difícil está fora de controle. Quando isto ocorre, aceite o fato enquanto mudanças não puderem ser feitas. Isto é melhor do que se preocupar e não chegar a lugar algum.
  • Fale dos problemas. Algumas vezes falar de seus problemas com um amigo, parente ou religioso pode ajudar. Uma outra pessoa pode ajudá-lo a ver o problema de um outro ângulo.
  • Escape por pouco tempo. Quando você sentir que não está chegando a lugar algum com o problema, uma distração, temporária pode ajudar. Vá ao cinema, leia um livro, visite um museu, ou dê um passeio. Deixar uma situação difícil temporariamente pode ajudá-lo a criar uma nova atitude.
  • Recompense a si mesmo. Começando hoje, recompense a si mesmo com pequenas coisas que lhe fazem sentir-se bem. Trate-se com um banho de espuma; compre a edição de capa dura de um livro; ligue para um velho amigo que está longe; acrescente um novo item à sua coleção de selos, moedas; compre flores; faça um piquenique no parque durante o almoço; experimente um perfume novo; ou de dê um tempo para você.
  • Faça exercícios de relaxamento diáriamente. Bons exercícios incluem visualização (imaginar uma cena suave, repousante), relaxamento muscular profundo (tencionando e relaxando as fibras musculares), meditação e respiração profunda.
  • Administre seu tempo.Faça uma lista de "coisas a fazer". Priorize as atividades a serem feitas no dia. Evite se comprometer em fazer coisas demais.
  • Encare as mudanças como desafios positivos, oportunidades ou benefícios.
  • Treine para eventos estressantes. Imagine-se sentindo-se calmo e confiante em uma situação estressante antecipada. Você se tornará capaz de relaxar mais facilmente quando a situação acontecer.
  • Modifique o seu meio ambiente para diminuir ou controlar a sua exposição aos fatores que lhe causam estresse.

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  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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