-
Esta página já teve 132.538.683 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Bócio Multinodular atóxico

26/03/2005

 

Bócio é um termo designado para se referir ao aumento difuso da tireóide, apesar de ser aceito por muitos, qualquer aumento, mesmo que localizado em apenas um segmento da tireóide. O bócio difuso atóxico é patologia benigna, de origem variada. Quando a glândula aumenta em função do aparecimento de múltiplos nódulos, sem produção aumentada do hormônio tiroidiano, é chamada de Bócio Multinodular Atóxico. Foi muito comum nos locais em que ocorria falta crônica de iodo, sendo conhecido popularmente como "papeira". Para evitar esta doença, tornou-se obrigatório  a mistura de iodo ao sal de cozinha. Nos casos de deficiência na síntese do hormônio tiroidiano, ocorrerá produção acima do normal  do hormônio estimulante da tireóide (TSH), produzido pela hipófise, na tentativa de forçar a tireóide a produzir mais hormônios. Como conseqüência há aumento generalizado da glândula.

O tratamento baseia-se em administrar  hormônio tireoidiano para suprimir a produção do TSH, diminuindo assim o estímulo do crescimento da tireóide. Também irá corrigir deficiência deste hormônio. Nos casos em que houver comprometimento estético do paciente, compressão dos órgãos adjacentes á tireóide, como esôfago, traquéia e nervo laríngeo recorrente, ocasionando dificuldade para deglutir (em especial sólidos como carne e pão), falta de ar (principalmente quando suspende os dois braços simultaneamente ou se deita para dormir com o pescoço fletido) ou rouquidão, respectivamente, está indicado o tratamento cirúrgico. 

Quando ocorre qualquer suspeita de que um nódulo do bócio possa ser câncer, por estar aumentando mais do que os demais, tornando-se dominante, este deve ser investigado como todo nódulo frio.

www.geocities.com


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos