-
Esta página já teve 132.538.903 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.700 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Turnover Ósseo gravemente suprimido: uma complicação potencial do tratamento com alendronato

01/04/2005
 




O alendronato, um inibidor da reabsorção óssea, é utilizado amplamente no tratamento da osteoporose. Entretanto, têm surgido preocupações sobre a potencial supressão sobre o turnover ósseo durante sua utilização a longo prazo. Pesquisadores americanos avaliaram nove pacientes por um período de 3 a 8 anos, os quais evoluíram com fraturas não-vertebrais espontâneas durante o tratamento com alendronato. Seis destes pacientes apresentaram atraso ou ausência na consolidação destas fraturas no período de três meses a dois anos durante a terapia.

 

A análise histomorfométrica óssea mostrou supressão marcante na remodelação óssea com superfície osteoblástica ausente ou reduzida na maioria dos pacientes. A formação de matriz óssea estava expressivamente reduzida, assim como os sinais histomorfométricos de remodelação óssea em todos os pacientes. A mesma tendência foi observada nas superfícies intracortical e endocortical.

 

Os pesquisadores afirmaram que esses achados aumentam a possibilidade de que a supressão grave do turnover ósseo pode ser desenvolvida durante a terapia a longo prazo com alendronato, resultando em susceptibilidade aumentada à supressão e resolução demorada das fraturas não vertebrais. Entretanto, demonstraram que a coadministração de estrógeno aumentou a supressão do turnover ósseo . Essa aparente complicação pode ocorrer também com a monoterapia com alendronato. As observações dos autores enfatizam a necessidade de conscientização e monitorização para a ocorrência de uma supressão excessiva do turnover ósseo durante a terapia com alendronato a longo prazo.

Severely Supressed Bone Turnover: A Potential Complication of Alendronate Therapy - Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos