- Gravidez- Necessidades nutricionais
Esta página já teve 134.685.242 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Gravidez/Parto/Obstetrícia

Gravidez- Necessidades nutricionais

08/04/2005
   


São necessárias em média 2700 calorias ao dia para manter a produção do leite e proporcionar uma perda de 0,5 a 1 kg por mês. Esse valor calórico deve ser ajustado individualmente conforme a produção de leite e taxa de perda de peso, mas não deve ser inferior a 1800 calorias ao dia. Pode ser necessária uma ingestão calórica adicional nos casos de: lactantes adolescentes, mães que amamentam mais de um bebê, mães abaixo do peso ideal, e mulheres que ficam grávidas no período da amamentação.
Os requerimentos de proteínas são de 65 g ao dia nos primeiros 6 meses e 62 g ao dia no próximo semestre para repor a utilização de proteínas no leite. Mães que amamentam mais de uma criança necessitam de maiores quantidades.
As recomendações de ingestão de cálcio são de 1200 mg ao dia para repor o mineral utilizado na produção do leite.
A suplementação de ferro estabelecida durante a gestação deve ser continuada e as necessidades de folato são de 280 microgramas nos primeiros 6 meses e 260 microgramas no próximo semestre.
As quantidades das demais vitaminas e minerais são ilustradas no apêndice.
Se você não amamenta, vai precisar mesmo assim de uma alimentação balanceada para repor seus estoques corporais. Para uma perda gradual de peso, recomenda-se a ingestão de 1600 a 1800 calorias ao dia.

A tabela abaixo pode ser utilizada para selecionar alimentos que proporcionem uma nutrição adequada para a mãe que amamenta. Em adição aos alimentos listados podem ser usadas quantidades moderadas de gorduras, óleos e doces para adicionar sabor aos alimentos e atingir o valor calórico adequado. O sal deve ser usado com moderação.

ALIMENTO NR. PORÇÕES AO DIA TAMANHO DAS PORÇÕES
Leite e Derivados 3

1 copo de leite ou iogurte ou 50 g de queijo natural ou 60g de queijo processado

Carnes 3

60 a 90g de carne cozida ou 2 a 3 ovos ou 2 a 2 e ½ xícaras de leguminosas ou 2/3 a 1 xícara de frutas oleaginosas ou 2/3 a 1 xícara de tofu

Cereais 10

1 fatia de pão de forma ou ½ pão francês, de hambúrguer ou de forma ou ½ xícara de cereal cozido ou massa ou 30g de cereal integral ou 3 biscoitos ou 2 torradas médias ou 3 colheres de sopa de aveia, germe de trigo ou farelo

Vegetais 4

1 xícara de vegetal  cru ou ½ xícara de vegetal cozido ou ¾ de xícara de suco de vegetal

Frutas 4

1 pedaço médio de fruta crua ou ½ xícara de fruta cozida ou ¾ de xícara de suco de fruta ou ½ xícara de fruta seca

dietnet


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos