-
Esta página já teve 132.446.229 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Vírus põe países da África em alerta

13/04/2005

Os países vizinhos a Angola foram postos ontem em alerta para a febre hemorrágica causada pelo vírus Marburg pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O número de mortos pela doença em Angola chegou a 174, cifra considerada bastante preocupante pelas autoridades sanitárias internacionais que temem a disseminação da epidemia.

Os governos de Congo, República Democrática do Congo, Namíbia e Zâmbia foram alertados por especialistas da OMS. Para os médicos um surto ainda pior de febre Marburg ainda estaria por vir. O vírus, da mesma família do Ebola, é extremamente letal.

— Todos devem estar alertas em Angola e nos países vizinhos — afirmou Anarfi Asamoa-Baah, responsável pelo setor de doenças transmissíveis da OMS. — A situação poderá piorar muito.

O vírus já se disseminou por sete das 18 províncias de Angola. Em visita às províncias mais afetadas pela doença para uma avaliação mais profunda da situação, Asamoa-Baah recomendou a instalação de dois laboratórios, um na capital, Luanda, e outro a 300 quilômetros de distância, na província de Uige, onde o surto começou.

Na análise do especialista, mais médicos e equipamentos são necessários para combater a epidemia. Segundo ele, um dos maiores problemas é informar à população angolana — 14 milhões de habitantes — sobre as formas de transmissão da doença.

A febre hemorrágica Marburg é transmitida através de fluidos corporais como sangue, saliva, vômito e excrementos. Acredita-se que a reutilização de seringas contribua para a rápida disseminação da doença em hospitais, o que explicaria por que três quartos das vítimas têm menos de 5 anos de idade — eles teriam contraído a doença em vacinações de rotina ou em tratamentos médicos.

Não há cura nem tratamento específico para a doença que, neste surto, matou um número especialmente alto de infectados.

O Globo, 11/04/05


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos