-
Esta página já teve 134.623.189 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Brasil cria bactéria para combater mosquito da dengue

20/04/2005

 

A Embrapa vai anunciar até o fim deste mês que já domina a tecnologia e está pronta para produzir em escala industrial um bioinseticida capaz de combater a larva do mosquito da dengue

Francisco Leali escreve para "O globo":

O BT-Horus, um bacilo desenvolvido pelos técnicos da Embrapa em parceria com uma empresa brasileira, será oferecido ao governo como uma alternativa aos produtos químicos importados usados atualmente.

Para combater o Aedes aegypti , o mosquito transmissor da dengue, o Ministério da Saúde atualmente compra um inseticida químico em grãos. Um bioinseticida já é produzido em Cuba, mas o governo tem evitado comprar o produto porque seu rendimento não é tão bom.

Isso nos interessa muito. Vamos analisar o produto para ver se poderemos utilizá-lo disse o ministro da Saúde, Humberto Costa.

O presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, aproveitou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África para apresentar a tecnologia a Costa. A divulgação oficial da conclusão das pesquisas com o bacilo será feita na comemoração dos 32 anos da Embrapa no fim do mês.

Segundo Crestana, o desenvolvimento da tecnologia custou apenas R$ 400 mil. O BT-Horus é um bacilo que ataca a larva do mosquito da dengue interrompendo o seu processo de crescimento.

Além dessa tecnologia, a Embrapa também vai mostrar uma nova máquina que desenvolveu e será usada para quebrar castanhas de caju. O equipamento foi desenvolvido a pedido dos plantadores da fruta que exportam a castanha. O novo equipamento reduz o desperdício de castanha no processo de quebra da amêndoa.

O Globo, 15/4

Jornal da Ciência- SBPC


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos