-
Esta página já teve 132.572.829 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Distrito Federal é obrigado a fornecer remédio para doença renal

11/05/2005


O Distrito Federal está obrigado a fornecer a um portador de doença renal e hepatite crônica o remédio Adefovir Dipivoxil 10 mg, na quantidade e regularidade necessária ao tratamento médico. A liminar é do juiz Caio Brucoli Sembongi, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal. Cabe recurso.

Segundo os autos, o paciente sofre de insuficiência renal crônica e hepatite crônica pelo vírus HBV. Por isso, necessita do medicamento para a continuidade do tratamento. Porém, sua condição financeira não permitia a compra do remédio. A informação é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O juiz considerou que "estão presentes os requisitos ensejadores da medida requerida", além da norma constitucional, corroborada pela Lei Orgânica do Distrito Federal, dispor que é dever do estado assegurar aos cidadãos o direito à saúde.

Outro aspecto levantado pelo juiz é o fato de o paciente não possuir condições materiais para arcar com o tratamento doença. Para ele, se o estado não cumpre com suas obrigações constitucionais e infraconstitucionais, deve ser obrigado a fazê-lo, por meio da via jurisdicional.

Fonte: Revista Consultor Jurídico


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos