-
Esta página já teve 132.446.208 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Lipodistrofia intestinal- Doença de Whipple

20/05/2005

 

A doença de Whipple (lipodistrofia intestinal) é um distúrbio raro que afeta principalmente os homens com 30 a 60 anos de idade. A doença de Whipple é causada pela infecção por um microrganismo, o Tropheryma whippelii. O revestimento do intestino delgado sempre encontra-se gravemente infectado, mas a infecção também pode disseminar-se a outros órgãos (p. Ex., coração, pulmões, cérebro, articulações e olhos).

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas da doença de Whipple incluem o escurecimento da pele, a inflamação e a dor articulare a diarréia. A má absorção grave causa perdade peso e anemia. Outros sintomas comuns são a dor abdominal, a tosse e dor durante a respiração, causada pela inflamação da pleura (membrana que reveste os pulmões). Pode ocorrer um acúmulo de líquido no espaço entre as membranas pleurais (uma condição chamada derrame pleural), e os linfonodos localizados no centro do tórax podem aumentar de volume.

Algumas vezes, os indivíduos com doença de Whipple apresentam sopros cardíacos, os quais normalmente indicam que a infecção atingiu o coração, ou um aumento do fígado (hepatomegalia), o qual comumente indica que ela atingiu o fígado. A confusão mental, a perda de memória ou os movimentos descontrolados dos olhos indicam que a infecção atingiu o cérebro. Quando não tratada, adoença é progressiva e fatal. O diagnóstico de doença de Whipple é feito por meio de uma biópsia do intestino delgado ou de um linfonodo aumentado de volume (hipertrofiado) que revela alterações microscópicas características.

Tratamento

A doença de Whipple pode ser curada com antibióticos (p. Ex., tetraciclina, sulfasalazina, ampicilina e penicilina). Os sintomas melhoram rapidamente, mas a cicatrização tissular completa pode levar até 2 anos. A doença pode recorrer.

 

Merck- Brasil- Manual


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos