-
Esta página já teve 132.446.276 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

A Doença do Refluxo Gastroesofágico é um Fator de Risco para o Câncer de Laringe?

27/05/2005
 




A significância da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) no câncer de laringe é controversa devido aos diferentes estudos. A fim de avaliar a força global da associação da DRGE com o câncer de laringe, foi realizada uma meta-análise dos estudos originais na literatura, publicada em um recente artigo na revista Laryngoscope.

 

Todos os estudos citados nas bases de dados Ovid Medline (1966 a junho de 2004), EMBASE (1980 a junho de 2004) e Cochrane que descreveram a DRGE e o câncer de laringe foram elegíveis para inclusão. O critério de inclusão incluiu um projeto de estudo controlado original e uma clara documentação da prevalência de refluxo nos casos e controles. A análise estatística foi realizada pelo software NCSS.

 

Quinze estudos originais foram identificados. Oito estudos não tinham grupos controle, dois não documentaram claramente a prevalência da DRGE nos controles e dois foram publicados usando os mesmos dados, sendo que um deles foi incluído nesta meta-análise. Então, quatro estudos foram qualificados para a inclusão na meta-análise. A qualidade metodológica nos estudos foi heterogênea, não somente na avaliação dos fatores de risco de confusão, tais como tabagismo e álcool, mas também no modo de diagnóstico da DRGE. Também houve heterogeneidade significativa do efeito do refluxo entre os estudos (p = 0,001). A razão de chances (odds ratio) combinada com base no modelo de efeitos fixos foi de 2,86 (IC 95%: 2,73-2,99) e com base no modelo de efeitos randômicos foi de 2,37 (IC 95%: 1,38-4,08).

 

Os autores concluíram que esta meta-análise sugere que a DRGE pode ser um fator de risco significativo para câncer de laringe, entretanto, dada a heterogeneidade dos dados publicados, são necessários estudos controlados prospectivos futuros.

Is GERD a Risk Factor for Laryngeal Cancer? - Laryngoscope; 2005; 115 (3): 486-491

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos