-
Esta página já teve 134.581.842 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Cuidados que se deve tomar ao contratar um Plano de Previdência

02/06/2005



O diretor presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – IBEDEC - Dr. José Geraldo Tardin, alerta que antes de fechar contrato, veja se o plano permite alternar contribuições, prazo de aplicação e idade do contratante. Para evitar dores de cabeça na aposentadoria, preste bastante atenção a alguns aspectos básicos.
• Flexibilidade: É importante verificar se o plano permite ao participante aumentar suas contribuições, diminuir os aportes, deixar de aplicar por tempo determinado ou mesmo antecipar o resgate, flexibilizando inclusive a idade de aposentadoria do plano inicialmente contratado:
• Transparência: As administradoras dos planos devem manter comunicação direta com o  investidor:
• Confiança: Antes de aplicar o dinheiro por tão longo prazo, é preciso conhecer a instituição que cuidará dele. É importante atentar para o risco de falência da instituição, por isso, escolha administradora que demonstrem solidez:
• Perfil das aplicações: Outro ponto importante na escolha da instituição é o perfil das aplicações: existe planos conservadores, moderados e agressivos. Para saber se o plano está atingindo o objetivo, deve-se também ficar de olho no histórico do rendimento:
• Seu bolso: Lembre-se que o investimento será a longo prazo, portanto não se comprometa com taxa de administração e carregamento altas. Verifique também se o valor  mínimo de contribuição é alto para não comprometer o pagamento das contribuições:
 
ATENÇÃO REDOBRADA
Para garantir um mínimo de segurança, a lei 6.435 de 1977, impõe que as seguradoras e bancos emitam extratos das aplicações e informe sobre a performance da carteira de investimento.
 
Fonte: IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos