Geriatria/Gerontologia/Idoso -
Esta página já teve 133.162.645 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Geriatria/Gerontologia/Idoso

Homocisteinemia é um fator preditor para fratura de bacia em pacientes com AVC

15/06/2005
 



 

O risco de fraturas de bacia em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) é maior do que a da população geral. Sabidamente, a hiperhomocisteinemia é tida como um fator de risco para AVC isquêmicos. A alta prevalência de osteoporose entre pacientes com homocistinúria sugere que o aumento da homocisteína pode inclusive aumentar o risco de fraturas.

 

Estudo japonês publicado na revista Bone avaliou a possível relação entre níveis séricos de homocisteína e fraturas ósseas de bacia, estudando uma população de pacientes com história prévia de AVC isquêmico.

 

Para determinar a associação entre a concentração de homocisteína e o risco de fraturas de bacia, foi estudada uma coorte de pacientes com história de AVC isquêmico e hemiplegia. As taxas de incidência ajustadas à idade de fraturas de bacia foram calculadas em correlação aos valores de homocisteinemia, através de regreção estatística proporcinal Cox.

 

433 pacientes que preenchiam os critérios com idade superior a 65 anos foram seguidos. A concentração média plasmática no início do estudo do grupo foi de 14.1 ± 5.2 μmol/L. Ocorreram 33 fraturas de bacia entre os homens e 46 entre o grupo feminino durante o período médio de 9 anos de seguimento.

 

A incidência ajustada por idade por 1.000 pessoas-ano para fraturas de bacia encontrou correspondência com as taxas de homocisteína plasmática dos pacientes, sendo menor (2,89) em pacientes do grupo de pacientes com menores taxas de homocisteinemia e maior (27,87) nos pacientes com as maiores taxas.

 

O estudo concluiu que a hiperhomocisteinemia é um dos fatores de risco para fraturas de bacia em pacientes com AVC isquêmico.

Homocysteine as a predictive factor for hip fracture in stroke patients - Bone - Volume 36, Issue 4 , April 2005, Pages 721-726

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos