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Gravidez/Parto/Obstetrícia

Gestação- saiba os problemas mais comuns

25/06/2005
PROBLEMAS COMUNS NA GESTAÇÃO  
Não é nada bom sentir enjôos, náuseas, ter hemorróidas ou inchaço. Mas considerando todas as mudanças que ocorrem no organismo durante a gestação, os problemas que podem aparecer são muito pequenos. Abaixo são citadas formas de aliviar alguns dos sintomas mais comuns:

Náuseas e vômitos:

  • fazer pequenas e freqüentes refeições;
  • comer carboidratos fáceis de serem digeridos, como massas simples, biscoitos tipo crackers, batatas, arroz, frutas e vegetais;
  • evitar alimentos apimentados e condimentados;
  • limitar frituras e alimentos ricos em gorduras;
  • fazer um pequeno lanche antes de se deitar, com biscoitos ou cereal com leite;
  • antes de levantar da cama, comer biscoitos, cereais integrais ou torradas, para iniciar o processo digestivo e remover o ácido do estômago;
  • levantar-se vagarosamente;
  • ingerir bebidas nos intervalos, e não durante as refeições;
  • procurar o médico se vomitar mais de 2 vezes ao dia.

Constipação:

  • tomar pelo menos 8 copos de líquidos ao dia (água, suco, leite ou chá descafeinado);
  • ingerir alimentos ricos em fibras: aveia, grãos integrais, cereais integrais, frutas, vegetais e leguminosas;
  • fazer alguma atividade física: a caminhada é um ótimo exercício durante a gravidez;
  • tomar suco de ameixa ou ingerir ameixas ou figos: eles contêm laxativos naturais;
  • não tomar laxantes sem prescrição médica.

Hemorróidas:

  • evitar a constipação;
  • tomar muito líquido;
  • comer alimentos ricos em fibras
  • procurar o médico.

Queimação / Azia:

  • comer pequenas refeições a cada poucas horas;
  • evitar alimentos muito temperados ou condimentados;
  • fazer uma caminhada leve após as refeições para melhorar a digestão;
  • não deitar após comer;
  • não se curvar muito ou praticar exercícios vigorosos;
  • dormir com a cabeceira levantada;
  • não tomar antiácidos sem prescrição médica.

Inchaço:

  • tomar maior quantidade de líquidos;
  • praticar alguma atividade física (caminhada);
  • colocar os pés para cima quando sentar;
  • dormir deitada de lado, com o lado esquerdo do corpo voltado para a cama;
  • usar sapatos largos.

Aversões Alimentares:

  • não se preocupar demasiadamente, a não ser que haja aversão a todo um grupo alimentar;
  • se possível, deixar que outra pessoa prepare a comida e ficar longe da cozinha;
  • tentar ingerir alimentos frios ou em temperatura ambiente;
  • procurar orientação de nutricionista se a aversão alimentar persistir e se muitos alimentos deixarem de ser consumidos.


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