-
Esta página já teve 132.496.748 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Síndrome metabólica

27/06/2005
Neste mês, de 1 a 4 de junho de 2005, foi realizado em Atenas o XIV Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2005). Cerca de 20 trabalhos sobre Xenical® (Orlistate) foram apresentados. Entre os estudos, o destaque foi o trabalho "Effect of orlistat on NCEP ATP-III - defined metabolic syndrome in obese or overweight patients: metanalysis from 20 randomised double-blind studies worldwide", uma metanálise de 20 estudos randomizados, duplo-cegos, que avaliou a eficácia do Xenical® (Orlistate) na síndrome metabólica em pacientes com sobrepeso e obesidade.
 
Nesta metanálise de 12.757 pacientes avaliados, cerca de 40% (4.668) preenchiam os critérios diagnósticos do NCEP ATP-III (Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III) para síndrome metabólica. O grupo de pacientes submetidos à terapia com orlistate por 1 ano (1.239 pacientes) apresentou significativa perda de peso e redução dos fatores de risco cardiovascular quando comparado ao grupo placebo (p <0,005), com melhora da síndrome metabólica em 45% dos casos. Os pacientes com perda de peso ≥ 5% nos primeiros 3 meses de tratamento com orlistate (576 pacientes) tiveram resultados ainda mais expressivos, com melhora da síndrome metabólica em 57% dos casos e perda de peso média de 11,9%, associada à redução de 11 cm na cintura (p <0,005 para ambos os parâmetros).
 

A síndrome metabólica caracteriza-se pela presença de 3 ou mais fatores de risco cardiovascular, tais como obesidade central, aumento dos triglicérides, diminuição do HDL-c, aumento da pressão arterial e hiperglicemia de jejum, o que implica em maior risco cardiovascular. Os benefícios do orlistate, não apenas na perda de peso, mas também na redução da cintura, melhora do perfil lipídico e diminuição da pressão arterial, proporcionam diminuição significativa no número de pacientes com síndrome metabólica, com provável impacto no perfil de risco cardiovascular destes indivíduos.

 
Xenical


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos