Meio Ambiente/Ecologia -
Esta página já teve 132.448.112 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Meio Ambiente/Ecologia

Paleosuchus trigonatus -jacaré-coroa

08/07/2005
 

Taxonomia:

Filo: Cordado
Sub-filo: Vertebrado
Super-Classe: Tetrápodo
Sub-Classe: Anapsida
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Espécie: Paleosuchus trigonatus (Schneider)
 
Status: Esta espécie não se encontra ameaçada de extinção biológica no futuro próximo, mas tem sido afetada a nível local por destruição de habitat, poluição e/ou caça. O desmatamento da floresta amazônica torna a área imprópria para o Paleosuchus trigonatus.

Características: Este é um dos menores jacarés do mundo, onde os machos geralmente não excedem 1,7 m e as fêmeas 1,4 m de comprimento total. Entretanto, esta espécie não é tão pequena se comparada ao P. palpebrosus.

Distribuição: A espécie ocupa habitats diferenciados dos outros jacarés amazônicos, basicamente riachos com áreas de floresta, em rios de até 40 m de largura e com profundidade mínima de 15 a 20 cm. Ocorre em toda a bacia do Amazonas, Orinoco e rios da costa das Guianas.

Alimentação: Quando jovem, o Paleosuchus trigonatus alimenta-se de uma grande proporção de invertebrados terrestres, se comparado a outras espécies de jacarés. Desde pequeno, o jacaré-coroa alimenta-se também de vertebrados terrestres e, quando adulto, passa a comer mamíferos, cobras, peixes.

Reprodução: O jacaré-coroa constrói seus ninhos na base de cupinzeiros, para que o calor metabólico dos cupins aqueça seus ovos. A fêmea deposita de 10 a 20 ovos. Durante a incubação, que pode durar até 115 dias, raízes de árvores e cupins podem envolver seus ovos, prendendo-os. É preciso que um adulto escave o ninho para libertar os filhotes quando estes estão prestes a eclodir. 

Cativeiro: Esta espécie não tem valor comercial.

 

www.ibama.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos