Meio Ambiente/Ecologia -
Esta página já teve 134.591.136 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Meio Ambiente/Ecologia

Podocnemis unifilis- Tracajá

08/07/2005
 

Taxonomia:

Filo: Cordado
Sub-Filo: Vertebrado
Super-Classe: Tetrápodo
Sub-Classe: Anapsida
Classe: Répteis
Ordem: Quelônio
Família: Podocnemidae
Espécie: Podocnemis unifilis (tracajá).

Status: Esta espécie não encontra-se ameaçada e está liberada a criação com fins comerciais, de acordo com a Portaria IBAMA 142/92-P.

Características: – É uma espécie de menor porte em relação à tartaruga, possuindo em torno de 8 kg e até 68 centímetros de comprimento de carapaça. Apresenta casco levemente convexo com manchas amareladas bem evidentes na parte dorsal da cabeça e nas bordas das placas marginais da carapaça, melhor observadas em filhotes, que desaparecem em fêmeas adultas.

Distribuição: Possui ampla distribuição geográfica que ocorre em rios das regiões norte e centro-oeste do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela e Guianas. Seu habitat natural é formado por rios que possuem águas escuras com correntes fracas.

Alimentação: Quando adulta, é principalmente herbívora, consumindo 89,5% de sementes, frutos, sementes, raízes e ocasionalmente insetos, crustáceos e moluscos. Os exemplares jovens de tracajá consomem proporcionalmente mais alimentos de origem animal que os adultos.

Reprodução: A reprodução é anual, a desova e a incubação ocorrem nos meses de junho a outubro, sendo o pico em julho e agosto durante a época de estiagem. Ao contrário das tartarugas, é menos exigente com a qualidade seu habitat, desovam isoladamente, em barrancos, às margens dos rios e lagos, em covas de aproximadamente 30 cm de profundidade e põem em média 20 ovos. Sua maturidade sexual ainda não está definida; supõe-se após os sete anos.

 

http://www.ibama.gov.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos