-
Esta página já teve 134.680.974 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

O que é Pressão Arterial?

23/07/2005


O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.


O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.


Saiba um pouco mais sobre hipertensão arterial

Como a pressão arterial se altera durante o dia?

A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - influencia a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.


O que significa a medida da pressão arterial?

Quando sua pressão arterial é medida, dois números são anotados, tais como 140/90. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor número, chamado pressão diastólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).


Que fatores podem estar relacionados á pressão alta?

História familiar

Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico.


Idade

Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade.


Raça

A pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.


Sal

A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial.


Obesidade

Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico sobre um programa de exercícios e dieta adequado para uma perda gradual de peso.


Diabete

Pessoas com diabete muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardiacas e renais.


Abuso de álcool

Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado á pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciarde pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.


Vida sedentária

Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.


Cigarro

O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial.


Porque a pressão arterial alta é um problema?

A maioria das pessoas não têm sintomas. Por isso é chamada de "doença silenciosa". Apesar da ausência de sintomas, pressão arterial elevada pode causa rdanos a seu corpo.


Como está sua pressão arterial?

O único meio de você saber é a checagem de sua pressão arterial por um profissional da área de saúde. Cada vez que você checar sua pressão arterial, anote no cartão de controle.


Dicas para controlar a pressão arterial

Se você tem pressão alta é importante trabalhar em conjunto com seu médico, planejando um programa de controle adequado.

l -Tome seus remédios regularmente, como prescrito. Caso você sinta algo diferente após a ingestão, informe ao médico.
2.Compareça ao consultório nas datas marcadas de controle de sua pressão, o que permitirá ao médico tomar as providências adequadas.
3.Caso o médico recomende, aprenda como medir sua pressão em casa. Peça-lhe que indique a aparelhagem necessária e lhe ensine a usá-la. Seria uma boa idéia algum familiar aprender também.


Controlando e Prevenindo a Hipertensão

Controle periodicamente sua pressão arterial.
Deixe de fumar.
Minimize o uso de álcool.
Mantenha seu peso ideal.
Faça exercícios físicos sob orientação médica.
Evite alimentos ricos em gorduras. Eles contêm grandes quantidades de colesterol, que é prejudicial à sua saúde.
Diminua o sal nos seus alimentos.
Evite a tensão. Enfrente melhor sua vida.


Você poce medir periodicamente sua pressão no posto de saúde mais próximo de sua residência.


Colesterol

O colesterol é uma gordura que nosso corpo precisa para funcionar normalmente.
Parte do colesterol do sangue é produzida pelo organismo e outra parte vem da alimentação.
O excesso de colesterol pode produzir o "entupimento" das artérias, favorecendo o aparecimento da HIPERTENSÃO ARTERIAL e do infarto do miocárdio.
As pessoas que têm o colesterol alto não apresentam sintomas, sendo necessária a realização de exames de sangue para diagnóstico.


Uma alimentação balanceada ajuda a manter o nível de colesterol adequado para o organismo.

www.acampe.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos