-
Esta página já teve 133.044.984 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Anvisa divulga nota técnica sobre agrotóxicos

28/07/2005
28/7/2005

A Anvisa publica nota técnica (PDF) sobre o livre comércio de agrotóxicos entre os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A nota adverte sobre os perigos da permissão de livre importação desses produtos ou da flexibilização, aquém dos critérios exigidos, para o registro e a comercialização de agrotóxicos no Brasil.

Considerando que a fiscalização dos agrotóxicos é uma atividade de difícil execução, entre outros motivos pela grande extensão territorial do Brasil, todos os cuidados devem ser tomados no processo de registro. Esse é um procedimento básico de controle para impedir que produtos com riscos inaceitáveis sejam produzidos, importados, exportados, comercializados ou usados.

O princípio de livre comércio no âmbito do Mercosul não pode sobrepor-se à preocupação com a segurança. Dessa forma, a simplificação do processo de registro de agrotóxicos não deve prescindir de avaliações quanto ao risco toxicológico. Em se tratando de agrotóxicos, é preciso considerar não apenas a eficácia e o benefício econômico, mas, sobretudo, a proteção à saúde pública, ao consumidor e ao meio ambiente.

Para acessar o site da Anvisa, clique aqui.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos