-
Esta página já teve 135.293.092 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

21% dos brasileiros têm colesterol elevado

09/08/2005
 

A maior pesquisa já realizada no país sobre a saúde do coração da população revelou que 21% dos brasileiros têm o colesterol alto. O estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e apresentado ontem, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, mostra que uma em cada cinco pessoas apresenta taxa de colesterol acima de 200 mg/dl, nível considerado pelos especialistas perigoso, pois aumenta o risco de problemas cardíacos.

Os números colocam o Brasil no topo da lista dos países com maiores índices de colesterol elevado. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos o percentual é de 25%.

O levantamento, feito em parceria com o laboratório AstraZeneca, foi realizado em 74 cidades do país e mediu o colesterol de 1.239 pessoas.

O estudo revela dados preocupantes, como aponta Raimundo Marques Nascimento Neto, diretor-executivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quase um terço da população entre 45 e 54 anos, faixa etária mais propensa a problemas cardiovasculares graves, tem colesterol acima de 200 mg/dl.

Mais espantoso ainda, segundo Nascimento, foi verificar que 8% das pessoas até 24 anos apresentam colesterol elevado.

— Isso mostra o grave erro alimentar e o sedentarismo comuns a muitas de nossas crianças e adolescentes — afirmou o especialista.

O Globo, 09/08/05



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos