AIDS / HIV -
Esta página já teve 132.476.240 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Método reduz janela imunológica de HIV

09/08/2005

Deve ser lançado até 2007

O Ministério da Saúde deve lançar até 2007 um novo método que reduz de 15 dias para 11 dias a chamada "janela imunológica", que ocorre em casos de doações de sangue. A "janela imunológica" acontece no período em que os testes de HIV não detectam a presença de anticorpos do vírus no organismo humano. Hoje, esse período fica entre 15 dias e 16 dias após o contágio do doador.

Em Campinas (SP), uma mulher foi contaminada pelo vírus HIV depois de ter recebido transfusão de sangue. O caso foi confirmado em maio e anunciado na sexta-feira, mas a transfusão aconteceu em 2003. As autoridades de saúde do município concluíram que a mulher deve ter contraído o vírus porque o doador do sangue usado por ela estava no período de "janela imunológica" -isto é, pode ter tido um comportamento de risco até três semanas antes de doar o sangue.

Um outro caso de contaminação de uma mulher de Campinas -possivelmente também por transfusão de sangue- é apurado. Não há prazo para a conclusão das investigações.

O novo método

Segundo o coordenador de Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, o novo método está sendo desenvolvido em parceria com instituições e universidades do país e detectará o vírus do HIV por meio de tecnologias de biologia molecular. "O objetivo é implantar o novo método em toda a rede pública a partir de 2007. O teste será gratuito."

Baccara alertou ainda sobre a importância dos órgãos de saúde ampliarem as discussões sobre a conscientização do doador. "O doador deve ter consciência de que não pode mentir se teve algum comportamento de risco dias antes de doar sangue."

O Programa DST/Aids de Campinas informou que não há nenhum risco de contaminação para quem faz a doação sangüínea.

Folha de São Paulo, 09/08/05


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos