Vitaminas e antioxidantes -
Esta página já teve 132.459.459 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Vitamina D pode ajudar pacientes com esclerose múltipla

19/08/2005

 

Tomar suplementos de vitamina D pode influenciar positivamente o sistema imunológico de pacientes com esclerose múltipla (MS), de acordo com pesquisadores.

A maioria dos pacientes com MS tem uma vida normal, mas a doença, que faz com que o sistema imunológico ataque as próprias células do corpo, causa alterações na visão e fraqueza muscular. A MS pode progredir regularmente ou ataques agudos podem ser acompanhados de uma remissão temporária dos sintomas.

"A condição de vitamina D afeta as substâncias químicas que modulam o sistema imunológico chamadas citocinas e essas alterações podem beneficiar pacientes com MS", disse a coordenadora do estudo, Margherita Cantorna, da Universidade Estadual da Pensilvânia, em University Park, à Reuters Health.

Os cientistas tiraram suas conclusões após analisar amostras de dez pacientes com MS que tomaram um suplemento de 25 microgramas de vitamina D diariamente por seis meses. Os pacientes apresentaram maiores níveis de vitamina D no sangue, assim como uma alteração nos níveis de citocina.

"Embora o projeto esteja em desenvolvimento, os resultados sugerem que a suplementação de vitamina D por seis meses afeta o perfil da citocina dos pacientes com MS", explicaram os pesquisadores durante a conferência de Biologia Experimental de 2001 em Orlando, Flórida, na semana passada.

(Reuters)


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos