-
Esta página já teve 134.681.056 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Crescimento pós-natal, e não crescimento fetal, associa-se com hipertensão

26/08/2005


Em estudo publicado no the American Journal of Epidemiology em Maio de 2002 pesquisadores demonstraram que houve falha em confirmar a hipótese da origem fetal da hipertensão. Muitos estudos evidenciaram uma relação inversa entre o peso ao nascimento e a pressão arterial na idade adulta, mas poucos analisaram a contribuição da mudança mais tardia do tamanho para a pressão arterial na idade adulta.

O estudo coordenado pela Dra. Sheila William da University of Otago em Dunedin, Nova Zelândia avaliou dados de Dunedin Multidisciplinary Health and Development Study para examinar 3 modelos-chave para correlações entre peso e pressão arterial na infância, adolescência e idade adulta.

Foi observado que o primeiro modelo falhou em identificar uma associação estatistica e clinicamente significativa entre o peso ao nascimento e a pressão arterial sistólica mais tardiamente na vida. Este estudo havia mostrado que um aumento de 1 Kg no peso ao nascer corresponderia a uma queda de 0,55 mmHg na pressão da população.

Em contraste, uma elevação no peso entre nascimento e idade mais tardia estava associado em um segundo modelo com uma elevação na pressão arterial sistólica.

Finalmente, um terceiro modelo falhou em demonstrar que a variação de um percentil muito baixo de peso para um muito maior tardiamente na vida alteraria a pressão arterial sistólica de um indivíduo.

Os resultados dos 3 estudos foram similares, porém fracos quanto a pressão arterial diastólica. Os autores concluem que é importante pensar que o crescimento pós-natal mais do que o crescimento fetal está associado com elevação na pressão arterial. E isso parece facilitar intervenção neste crescimento pós-natal em comparação a estratégias para modificação do crescimento fetal.

Am J Epidemiol 2002;155:849-852.

http://www.pharmacia.com.br



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos