Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.543.710 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Oftalmologistas derrotam Projeto de Lei que regulamenta a prática da optometria por não-médicos

02/09/2005
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia alcançou vitória importante para a classe na tarde de terça-feira, 30 de agosto. O Projeto de Lei 2783/2003, que regulamenta a prática da optometria por não-médicos, foi rejeitado por 13 votos a 1 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

A relatora, Dra. Clair (PT-PR), apresentou seu parecer pela rejeição, que foi seguido pela maioria absoluta dos deputados. Em setembro de 2004, o PL já havia sido rejeitado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura. De autoria do deputado Mário Assad Júnior (PL-MG), o Projeto de Lei tem sido alvo de amplo debate com a sociedade e entidades envolvidas.

Para o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Elisabeto Ribeiro Gonçalves, "esta vitória significativa se insere na luta pela regulamentação da medicina, apresentada no Projeto de Lei do Senado 25/2002. Se este tipo de proposição fosse aprovada, mais uma especialidade da medicina estaria sendo invadida por não-médicos, e é isso que conseguimos evitar".

Fonte: AMB


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos