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A respeito de chás...

03/09/2005

 





1. Contêm mais cafeína do que café?
R: Ao contrário. Apesar de conter cafeína, a quantidade presente nesses chás é menor do que no café (50 miligrama por xícara de chá, contra até 115, dependendo do tipo de café.
2. Tem efeito diurético?
R: Chá não tem efeito diurético, a menos que a quantidade da bebida consumida contenha mais do que 300 mg de cafeína (o que equivale tomar de cinco a seis copos de chá).
3. Infusões de ervas, como camomila e erva-cidreira, são mais saudáveis do que os chás preto e verde?
R: Não necessariamente. Os verdadeiros chás são ricos em antioxidantes chamados flavonóides, componentes importantes para uma dieta saudável (podem ser encontrados em frutas e vegetais também). Muitas infusões de ervas contêm ingredientes farmacológicos e antioxidantes considerados benéficos. No entanto, estudos recentes mostraram que os níveis de antioxidantes nos chás preto e verde são maiores do que os presentes nas outras infusões.
4. Chá verde não contém cafeína?
R: Os chás verde e preto são feitos a partir da mesma planta, chamada Camellia sinensis. Portanto, os dois contém a mesma quantidade de cafeína.
5. Chá verde é mais saudável do que chá preto?
R: Os dois tipos de chá contêm os mesmos flavonóides, em quantidades similares. Esses componentes são antioxidantes poderosos, que diminuem os riscos de doenças cardíacas, derrame e câncer.
6. Os chás possuem menos antioxidantes do que frutas e vegetais?
R: As quantidades de antioxidantes presentes em frutas e vegetais são bastante conhecidas, ao contrário do que acontece com os chás. A quantidade de antioxidantes presentes em três copos de chá é oito vezes maior do que em uma maçã.
7. Adicionar leite ao chá reduz a ação de seus antioxidantes?
R: Estudos mostraram que os flavonóides do chá são absorvidos pelo organismo de qualquer maneira.
8. É preciso beber grandes quantidades de chá para usufruir de suas propriedades terapêuticas?
R: Uma só xícara de chá contém todos os antioxidantes. Bastam três xícaras por dia para obter resultados positivos para a saúde.
9. Chá faz mal para os dentes?
R: Estudos recentes mostraram que os flavonóides e do chá ajudam a prevenir a formação de cáries e placas bacterianas nos dentes.
10. Beber chá durante as refeições diminui a absorção de ferro pelo organismo?
R: O consumo de chá durante as refeições não resulta em menor absorção do nutriente, para pessoas com saúde normal. A absorção de ferro é influenciada por uma série de fatores, que vão desde a quantidade do nutriente, suas características químicas e sua interação com outros componentes alimentares. Para pessoas com deficiência de ferro, os especialistas recomendam evitar a ingestão da bebida durante as refeições.

 

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