-
Esta página já teve 133.034.804 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Esquistossomose pode ser pista para combate à asma

08/09/2005
Cientistas irlandeses pode ter encontrado uma resposta drástica para a grande epidemia de asma. Chama-se esquistossomose. Eles acham que uma das piores infecções parasitárias do mundo pode ajudar a combater o flagelo da sociedade afluente. As Ilhas Britânicas abrigam os mais altos níveis de alergia no mundo moderno. Aproximadamente 30% de todas as crianças em idade escolar na Irlanda apresentam sintomas de asma. Entretanto, a doença é menos comum nos países mais pobres. E as crianças mais pesadamente infectadas pelo verme Schistosoma mansoni, responsável pela esquistossomose, são as que revelam as menores reações alérgicas, segundo a pesquisa de Padraic Fallon, do Trinity College, em Dublin.

Estima-se em 250 milhões o número de pessoas infectadas nas regiões tropicais por parasitas esquistossomos que vivem nas células vermelhas do sangue. Muitas sofrem de anemia e problemas renais, informa o The Guardian. Mas elas não sofrem de asma. Os especialistas de saúde chamam isso de "hipótese higiênica". A teoria é que uma resposta imune evoluiu para enfrentar infecções parasitárias. Em ambientes mais limpos, mais saudáveis, os parasitas são poucos, por isso o sistema imune reage melhor a gatos, amendoins ou ácaros.

Fallon fez testes com cobaias de laboratório geneticamente modificadas com tendência à asma. Eles as infectaram então com esquistossomos. "As cobaias não desenvolveram dificuldade respiratória. A presença dos vermes bloqueia a inflamação pulmonar", disse. "Acreditamos que a pesquisa nos levará a desenvolver novas maneiras de prevenir e tratar a asma, que poderão então ser estendidos ao tratamento de doenças intestinais inflamatórias e artrite." Segundo ele, a meta é descobrir quais moléculas no verme induzem essa resposta protetora. "Idealmente, nós as usaremos para fins terapêuticos."
 
AE
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos