Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura -
Esta página já teve 132.444.093 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura

Faculdade brasileira rebate pesquisa suíça

13/09/2005

 

 

A Faculdade da Ciência da Saúde-FACIS/IBEHE, considerado o maior centro de medicina integrativa da América, sediada em São Paulo, rebate um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Berna, publicado pela revista médica britânica "The Lancet" e reproduzido pela imprensa brasileira. Segundo o trabalho, "os pacientes que foram tratados com homeopatia não tiveram resultados melhores do que os que receberam um placebo, ou seja, um falso remédio".

A Dra. Leoni Villano Bonamim, pesquisadora da FACIS/IBEHE e presidente do Groupe International de Recherche sur I´Infinitésimal-GIRI, destaca o seguinte:

"O trabalho do Dr. Matthias Egger (Suíça), embora aparentemente bem estruturado, representa apenas um, dentre muitos trabalhos de meta-análise sobre pesquisa clínica homeopática. Ao analisarmos o conjunto das publicações na área, é notória a contradição dos resultados apresentados: outros trabalhos, igualmente bem conduzidos, apresentam conclusões diversas daquela apresentada por Egger e seus colaboradores, sobretudo estudos experimentais desenvolvidos in vitro".

A Dra. Bonamim explica que a questão da homeopatia é muito complexa. "Seria temerário, diria até leviano, considerar encerrada a questão com base em apenas um artigo científico, da mesma forma que um estudo apenas não seria suficiente para se afirmar de forma absoluta que a homeopatia funciona e que a questão está resolvida definitivamente".

A única solução para um desfecho plausível deste longo impasse seria incentivar a pesquisa institucional e formar pesquisadores na área da homeopatia habilitados para conduzir experimentos dentro da racionalidade científica adotada, recomenda a especialista.

 

Maxpress, 09/09/05


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos