- Saiba sobre a azia
Esta página já teve 132.437.361 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Saiba sobre a azia

16/09/2005

 

Dr. Fernando Ribeiro de Moraes Júnior
Gastroentereologia e Endoscopia Digestiva


Talvez seja o sintoma mais freqüente do aparelho digestivo. Quando um paciente nos afirma que não sabe o que é Azia, podemos ter certeza de que o mesmo nunca a teve. É um sintoma que se auto define no momento em que se apresenta.

Qualquer patologia do aparelho digestivo superior pode tê-la como um dos sintomas, porém a sua manifestação mais importante e severa, ocorre na Esofagite de refluxo (ER).


O refluxo do conteúdo gástrico provoca a
inflamação da mucosa esofágica conforme
mostra este exame endoscópico

ER é a inflamação da mucosa esofágica, causada por refluxo do conteúdo gástrico. Foi em 1823, que W.Proust demonstrou ser o HCL um dos principais componentes do Suco Gástrico e foi em 1825 que William Beoumonte pôde comprovar o poder corrosivo deste ácido, graças ao acompanhamento de um paciente que apresentava uma fístula gástrica externa crônica, devido a um ferimento à bala.

O conteúdo gástrico ao refluir para o esôfago, dá início a um processo inflamatório que pode chegar à ulceração até com hemorragia.

Qualquer paciente que apresente Azia, deve imediatamente se submeter a um exame de Endoscopia Digestiva, para identificar sua causa, pois a partir daí é que poderá ser instituído um tratamento correto.

A Endoscopia Digestiva é um exame extremamente importante e extremamente simples para se realizar. Cada vez mais, os aparelhos tornam-se mais finos, maleáveis e com melhor visão, tornando possível realizar o exame com o mínimo de desconforto.


Hospital Santa Lúcia


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos