AIDS / HIV - HIV estaria menos virulento
Esta página já teve 132.508.173 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

HIV estaria menos virulento

01/10/2005

O HIV estaria menos virulento do que no passado, aponta um estudo preliminar recém-concluído por cientistas do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica. A conclusão vai de encontro a todos os estudos sobre o tema já feitos até hoje — que mostram que o vírus está cada dia mais resistente a medicamentos — e, embora otimista, deve ser vista com cautela, alertam os pesquisadores.

Os cientistas compararam amostras de HIV-1 coletadas entre 1986 e 1989 a exemplares reunidos entre 2002 e 2003. Segundo o estudo, as amostras mais recentes revelaram uma capacidade bem mais baixa de replicação e se mostraram ainda bem mais sensíveis às drogas.

No estudo, publicado na revista “Aids”, os cientistas frisaram que os resultados, de forma alguma, devem contribuir para a redução dos esforços mundiais de prevenção da doença, uma vez que são preliminares e em pequena escala.

O trabalho comparativo foi feito com apenas 12 amostras de cada período de tempo e os cientistas não conseguiram determinar os efeitos das terapias anti-Aids eventualmente administradas sobre o vírus.

— Trata-se de um estudo muito preliminar, mas conseguimos observar de forma bastante impressionante que os vírus recentes são muito mais fracos do que os dos anos 80 — afirmou Eric Artz, que participou do estudo. — É claro que o vírus continua matando, mas talvez esteja matando num ritmo mais lento. Pode ser que em 50 ou 60 anos deixe de ser letal.

O Globo, 30/09/05


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos