AIDS / HIV -
Esta página já teve 132.459.686 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Saúde adquire 4 milhões de preservativos femininos para prevenção contra DST/Aids

08/10/2005


O Ministério da Saúde assinou contrato para compra de 4 milhões de preservativos femininos e a expectativa é que as primeiras remessas comecem a ser distribuídas em dezembro. A última aquisição, referente aos anos de 2003 e 2004, também foi de 4 milhões de unidades. No biênio 2001/2002, quando foi iniciada a oferta do insumo, o quantitativo era de 2 milhões.

A camisinha feminina é distribuída nos serviços de saúde e nas organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção. Estima-se que 682 serviços governamentais ou não governamentais façam a entrega do insumo hoje no Brasil. Mulheres soropositivas, profissionais do sexo e usuárias de drogas  ou parceiras de usuários de drogas têm prioridade na distribuição da camisinha feminina.

A estratégia de utilização da camisinha feminina como forma de prevenção às DST/Aids é considerada de suma importância devido à expansão da epidemia entre mulheres no país, relacionada a fatores de risco e vulnerabilidade como violência sexual e dificuldade de negociação do preservativo masculino com o parceiro. Hoje, a cada três casos de aids no Brasil, um é feminino. Os casos estão concentrados nas mulheres com idade entre 20 e 49 anos, representando 83% dos casos femininos.

Fonte: Ministério da Saúde

Para acessar o site do Ministério da Saúde, clique aqui.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos