Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura - Semente da graviola combate mosquito da dengue
Esta página já teve 132.437.257 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura

Semente da graviola combate mosquito da dengue

08/10/2005
Semente da graviola combate mosquito da dengue, dizem cientistas

 

 

 

 

 

Cientistas mexicanos descobriram que as sementes da graviola são um poderoso inseticida que acaba com o mosquito transmissor da dengue, e que inclusive destrói as larvas do inseto.

"Este bioinseticida não só é mais efetivo que os praguicidas tradicionais, mas é resistente à luz e menos agressivo ao meio ambiente", disseram hoje à EFE os cientistas da Faculdade de Biologia da Universidade de Veracruz, no Golfo do México.

Verónica Domínguez, especialista em biologia molecular dessa universidade, disse que este inseticida natural poderia ajudar nas estratégias mundiais para o controle da dengue.

Após vários testes com extratos naturais e inseticidas químicos comerciais, o grupo de trabalho descobriu o agente contra o inseto nas sementes de graviola.

Domínguez acrescentou que a substância inibe as mudanças morfológicas, detém a metamorfose do inseto e impede que passem para fase adulta.

A especialista disse que os resultados de sua pesquisa mostram que este bioinseticida abre possibilidades para o controle da doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois quintos da população mundial correm o risco de ser infectada pela doença, e que mais de cem países foram atingidos por epidemias de dengue ou dengue hemorrágica.

A OMS estima que, anualmente, ocorrem mais de 50 milhões de casos de contágio de dengue e dengue hemorrágica, dos quais meio milhão de são hospitalizados, com cerca de 20.000 mortes.

A pesquisadora mexicana explicou que um dos principais problemas enfrentados pelo homem em sua luta contra a dengue é a resistência desenvolvida pelo mosquito Aedes aegypti aos inseticidas convencionais, assim como a rápida adaptação do inseto a diferentes ambientes.

EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos