Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura - Umidade Calor em Fígado
Esta página já teve 114.950.879 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.746 acessos diários
home | entre em contato
 

Alternativa/Fitoterapia/Acupuntura

Umidade Calor em Fígado

12/10/2005
Vesícula Biliar
Sinais e Sintomas Febril, talvez gosto amargo na boca, talvez sensação de peso, talvez raiva ou ressentimento reprimidos.
Pulso em corda, rápido, Escorregadio.
Língua Vermelha , saburra gordurosa amarelada.
Tratamento VB34, BP6 Disp (Ross)
 


Patologia

Estudo 1

Como a deficiência de baço é pré condição para a existência deste padrão, qualquer das causas de deficiência de baço - consumo excessivo de alimentos gordurosos ou uma dieta e estilo de vida irregulares.
A estagnação persistente do Qi do fígado pode conduzir ao calor do fígado que combina com a umidade. Qualquer das causas de estagnação do Qi do fígado pode conduzir a este padrão.
Finalmente a umidade calor pode ser causado pelo clima, o que é muito comum nos países tropicais mas que também pode acontecer nos países de clima temperado especialmente no verão.

Estudo 2

Aqui há uma deficiência de Qi do baço conduzindo a formação da umidade que obstrui a vesícula biliar e portanto a saburra é pegajosa e o pulso é escorregadio.
A umidade na vesícula interfere no fluxo suave do Qi do fígado que estagna e causa dor no hipocôndrio e uma sensação de distensão.
A náusea e o vômito são causados tanto pela estagnação do Qi do fígado invadindo o estômago como pela umidade impedindo o Qi do estômago de descender.
Gosto amargo, febre, urina escassa e sede são sintomas de calor. A falta de desejo de ingerir líquidos apesar da sede tem a ver com a umidade.
Na medicina ocidental este padrão é comum nos sintomas de pedra na vesícula que para a medicina chinesa indicam uma forma extrema de umidade sob a fermentação e vaporização do calor; as pedras são consideradas uma manifestação da umidade calor ou fleuma fogo.

 

Etiologia A fúria por um longo período pode causar este padrão já que causa estagnação do Qi do fígado e a implosão da estagnação do Qi em fogo.
O consumo excessivo de alimentos oleosos e gordurosos pode conduzir a formação da umidade que combina com o calor.
Nas regiões tropicais e subtropicais pode ser causado pela invasão do clima úmido e quente.
www.acupuntura.pro.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos