-
Esta página já teve 132.481.974 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Doenças proctológicas

16/10/2005

1. Sangramento anal:
Pode ser causado por várias doenças (hemorróidas, pólipos, divertículos, câncer, etc) por isso sempre deve ser um sinal de alerta, indicando a necessidade de avaliação por um proctologista.

2. Dor anal:
É um sintoma muito comum, pode ocorrer por uma simples dificuldade de evacuação, Fissura Anal, Hemorróidas, Câncer, e outras. Assim, é importante descobrir a verdadeira causa da dor, consultando um proctologista.

3. Prolapso Hemorroidário:
Como o nome já diz, é um sinal de hemorróidas; prolapso é "uma bolinha que sai no momento da evacuação". Pode ser corrigido com a simples correção do hábito intestinal, isto é , basta deixar de fazer esforço para evacuar; se isto não for suficiente, existem tratamentos, como a ligadura elástica, feita em consultório. Se nenhum outro tratamento tiver sucesso, recorremos à cirurgia, a hemorroidectomia.

 

4. Hemorróidas:
Muitas pessoas, quando sentem alguma coisa no ânus, acham que têm Hemorróidas, mas isso nem sempre é verdade. Esta é uma doença muito comum, e pode causar dor anal, sangramento e prolapso(leia acima), mas como já foi dito, muitas outras patologias também podem causar dor anal e sangramento, esses sintomas devem ser avaliados por um proctologista, para descobrir sua verdadeira causa.

O fato de ter Hemorróidas não significa que deva ser feito um tratamento. Na nossa opinião, só é necessário um tratamento se houver sintoma(s): dor anal, sangramento e prolapso, e este tratamento varia de acordo com o sintoma, podendo ir desde um tratamento clínico até um tratamento cirúrgico, dependendo do caso. Muitas pessoas, ao ouvir falar nesta cirurgia, logo associam com muita dor. Mas devemos lembrar que a maioria das pessoas que têm hemorróidas têm dificuldade para evacuar (fezes ressequidas, com esforço), o que causa muita dor, mesmo sem ter sido feita uma cirurgia, imagine-se então após uma cirurgia!Assim, a primeira coisa que fazemos, antes da cirurgia, é mudar isso, fazendo com que a pessoa evacue fezes macias, sem esforço, diminuindo muito a dor depois da cirurgia. E, obviamente, existem remédios para evitar a dor.

 

5. Fístula anal:
É uma doença que , na maioria das vezes, começa com um abscesso(uma "bola", vermelha e dolorosa), e, se não for tratada, se formarão novos abscessos, com eliminação de pus. O único tratamento é a cirurgia.

 

6. Fissura anal:
É um corte , provocado geralmente por fezes ressequidas, diarréia ou stress. Inicialmente tentamos o tratamento clínico, e , se este não tiver resultado, é necessária uma cirurgia.

 

7. Câncer intestinal:
Pode causar dor (anal ou abdominal), emagrecimento inexplicado, sangramento, constipação (dificuldade para evacuar) ou diarréia (que continua por mais de duas semanas) e uma falsa vontade de evacuar (isto é, a pessoa sente que quer evacuar mas não consegue, porque não tem fezes no Reto). Qualquer um destes sintomas deve ser investigado por um proctologista o mais cedo possível, pois câncer tem cura, e, quanto mais cedo for descoberto maior a chance de cura.

 

www.clinicadeproctologia.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos