Vitaminas e antioxidantes -
Esta página já teve 132.474.735 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Arginina aumenta síntese de colágeno

23/10/2005

Dois hospitais catalães envolveram 60 pacientes operados de câncer num estudo sobre o papel da dieta imunomoduladora diretamente sobre a cicatrização da ferida cirúrgica. O trabalho, parcialmente patrocinado pela Novartis, produtora da fórmula Impact®, usou um teste especial para avaliar a síntese de colágeno: a implantação de um dispositivo subcutâneo na região deltóidea para análise da deposição de hidroxiprolina, um componente do colágeno. O grupo de 30 pacientes que recebeu Impact, que contém arginina, entre outros imunonutrientes, teve deposição de hidroxiprolina significativamente maior que o de doentes que receberam fórmula enteral padrão do mesmo fabricante, em volume conferindo dieta isocalórica e isonitrogenada (p = 0,0018).

Além da deposição da hidroxiprolina, o trabalho também verificou menor incidência de morbidades em geral e de complicações relacionadas com a cicatrização. Embora a idade no grupo controle (dieta padrão) tenha sido significativamente mais baixa que no grupo de estudo e embora o peso no pré-operatório fosse maior no grupo estudo que no controle, o que poderia teoricamente influir positivamente nos resultados clínicos gerais dos pacientes recebendo a fórmula do estudo, os autores comentam: "a análise estatística mostrou diferenças, mas os valores reais (idade e peso) eram muito semelhantes, portanto tinham pouco ou nenhuma relevância" argumentam. "A análise univariada mostrou que nem idade nem o peso pré-operatório associaram-se com a presença de complicações pós-operatórias. O fato de ter recebido a dieta imunomoduladora foi o único preditor independente para a evolução dos pacientes".

No estudo, os pacientes foram alocados num ou noutro grupo aleatoriamente (por sorteio) e todos eram pacientes portadores de câncer gastrintestinal com cirurgia eletiva marcada, que receberam exclusivamente as dietas do estudo (imunomoduladora ou padrão) por sete dias contados a partir de 12 a 18 horas após a cirurgia. Como a composição das duas dietas é diferente, o volume de cada uma foi ajustado para prover quantidades iguais de proteína e calorias para ambos os grupos. "A incidência mais alta de complicações relacionadas à nutrição enteral no grupo controle pode ser devida à mais alta osmolaridade e mais alto teor de gordura da dieta padrão usada", explicam os autores.

Patricia Logullo

Referência(s)

Farreras N, Artigas V, Cardona D, Rius X, Trias M, Gonzalez JA. Effect of early postoperative enteral immunonutrition on wound healing in patients undergoing surgery for gastric cancer. Clin Nutr. 2005;24(1):55-65.

Nutritotal


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos