- Descoberto gene que pode controlar surgimento da vida
Esta página já teve 132.444.938 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Genética/Clonagem/Terapia gênica

Descoberto gene que pode controlar surgimento da vida

28/10/2005

Um grupo de cientistas britânicos descobriu um gene que poderia controlar um dos primeiros momentos da vida humana, quando o espermatozóide fertiliza o óvulo. Os pesquisadores da Universidade de Bath, sul da Inglaterra, batizaram de Hira o gene, que permite que os DNAs dos dois progenitores se unam depois da fecundação.

Os primeiros 15 minutos são determinantes, já que é neste momento que o gene deve ser ativado e gerar a divisão do óvulo fecundado. No estudo, descobriu-se que a ausência ou a mutação do Hira no momento da fecundação impede o processo de formação do embrião, até mesmo depois de fecundado por um espermatozóide em bom estado.

Embora este gene só tenha sido estudado até agora em moscas, os especialistas acreditam que este processo genético é igualmente importante em todas as espécies que se reproduzem sexualmente, incluindo a humana.

Tim Karr, que lidera o estudo, afirmou ao The Times que "o DNA do espermatozóide deve se combinar com o DNA materno, no primeiro ato da fertilização genética", daí a importância do gene Hira.

Efe


 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos