-
Esta página já teve 134.622.984 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Estrutura rígida de DNA abre caminho para nanocomputador

05/11/2005

Do tamanho de um vírus, estrutura em forma de octaedro pode ser usada como bloco de montar

Representação da estruturda de DNA desenvolvida pelos cientistas no The Scripps

São Paulo - Cientistas do Instituto de Pesquisas The Scripps, dos Estados Unidos, acabam de dar um passo importante para a nanociência: desenvolveram uma estrutura rígida, de tamanho aproximado ao de um vírus, que pode ser utilizada no futuro em projetos de medicamentos ou de computadores minúsculos. O estudo está publicado na revista científica Nature.

A estrutura é uma seqüência de DNA que se dobra espontaneamente, assumindo a forma de um octaedro.

Neste formato, a estrutura não se deforma, como ocorre com estruturas cúbicas e triangulares. O octaedro – com 22 nanômetros (bilionésimo de metro) de diâmetro – pode servir, no futuro, como bloco de montar.

Nanomateriais uniformes

O bloco feito de DNA pode ser trabalhado com ferramentas da biologia molecular de modo a ser facilmente duplicado, aumentado, evoluído ou adaptado para várias aplicações. Podem ser construídos nanomateriais uniformes e em grandes quantidades.

“Agora temos controle biológio, e não apenas químico, sobre a produção de objetos rígidos a partir do DNA”, disse o líder da pesquisa William Shih, em comunicado do Instituto Scripps, reproduzido pela Agência Fapesp.

A seqüência de DNA foi construída com 1.669 nucleotídeos e especialmente desenhada de modo a ter um determinado número de regiões que, uma vez estimuladas, dobrar-se-iam de modo a adquirir a forma geométrica do octaedro. Para o estímulo, os cientistas aqueceram e em seguida esfriaram soluções contendo DNA e íons de magnésio.

www.estadao.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos