-
Esta página já teve 132.446.303 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Notícias da Dra. Shirley

Prefeitura de SP faz caça ao carrapato no Jabaquara

11/11/2005
Uma verdadeira caça aos carrapatos organizada pela Prefeitura de São Paulo começou a ser feita ontem na região do Jabaquara, na zona sul da Capital. A operação foi feita entre o Parque do Estado, onde a menina morta no domingo teria sido picada pelo carrapato que transmite a febre maculosa, e a Rodovia dos Imigrantes.

Eram pouco mais de 9h, quando equipes da Prefeitura começaram a percorrer as casas do Jabaquara. Eles fizeram trabalho de porta em porta, orientando moradores sobre prevenção e cuidados contra a febre maculosa. Muitas pessoas estão preocupadas e deixando de sair de casa com medo da doença.

De acordo com epidemiologista da Coordenação de Vigilâncias da Cidade, Thiago da Silva Mendes, foram ensinados às famílias como tirar um carrapato do corpo.
"É preciso usar uma pinça e nunca jogar produtos no carrapato", disse Mendes.

Ele lembrou que as pessoas podem colocar o carrapato capturado em um recipiente de vidro e depois levá-lo em um posto de saúde mais próximo de sua casa para possível análise.

A equipe também vistoriou os cachorros domésticos, principalmente aqueles que costumam circular em matas do bairro e voltar para as casas. "Esses animais que ficam soltos e depois retornam para casa podem trazer carrapatos com eles."

Mendes alerta que uma vez que a pessoa é picada, a doença pode levar de dois a 14 dias para se manifestar.

Além do Centro de Controle de Zoonoses, deram apoio à operação a Coordenação de Vigilância em Saúde, Supervisão de Vigilância em Saúde das subprefeituras de Vila Mariana e Jabaquara e Superintendência de Controle de Endemia (Sucen).
AE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos